Como saber se sua operadora está limitando sua internet com o Traffic Shaping - 24/02/2018
Você está navegando pela internet, acessando suas páginas favoritas enquanto escuta uma playlist de músicas via streaming quando, de repente, tudo começa a travar. Páginas começam a dar erros de conexão, a música para, mas você não percebe nenhum sinal de problema de hardware ou software. Inicia o solucionador de problemas do Windows, checa cabos, reinicia o modem, o roteador, e nada. Se você é uma das pessoas que já passou por isso e tem certeza de que o seu provedor está cortando a sua conexão, ou mesmo diminuindo a velocidade de transferências para os níveis do ano 2000, hoje vamos aprender como comprovar isso.
Para alguns, a reação mais instintiva é ligar para o provedor aos berros exigindo a conexão pela qual pagamos mensalmente, afinal o contrato assinado vale para os dois lados, e é melhor ter uma prova para sustentar o que estamos dizendo. Para isso, abra o menu Iniciar do Windows e, no campo de pesquisa, digite “CMD” sem aspas para acessar o prompt de comando do Windows. No Windows 8, aperte Windows + R simultaneamente.
Uma tela preta será aberta com um cursor piscando.
Agora, digite “ping -t 8.8.8.8” sem as aspas, e uma série de linhas informando o status da conexão será exibida:
Agora vamos entender o que estamos fazendo. O comando “ping” é utilizado para ver se um site específico está respondendo, muito utilizado para ver se um servidor está funcionando corretamente. O “ping” precisa vir acompanhado de alguns inicativos de caminhos, ou “argumentos”. O primeiro argumento “-t” diz para o comando “ping” exibir os resultados até ser interrompido com o atalho “CTRL + c”, e executará indefinidamente até que usuário feche a janela ou utilize o atalho.
O segundo argumento “8.8.8.8” é o endereço IP do servidor DNS do Google. Na prática, qualquer endereço pode ser escolhido, inclusive digitando o nome de um site específico (ping -t www.canaltech.com.br, por exemplo). Se o ping não obtiver respostas ele mostrará uma série de erros, mostrando que o site não pode ser acessado. Dica: utilize uma série de endereços para comprovar que é realmente a conexão que está ruim, e não um site específico.
Agora vamos analisar os resultados. Há várias formas de identificar o famoso (e odiado) traffic shaping, onde a falta de conexão com a internet é apenas um dos sinais. Outro bastante fácil de identificar é a diminuição de nossa banda de internet, que muitas vezes irrita muito mais do que a própria falta de conexão. Não é incomum vermos casos de pessoas que pagam um plano de uma velocidade X, mas baixam arquivos a velocidades muito inferiores.
Um dos campos do resultado no teste de “ping” é a latência, que é o tempo de espera da nossa máquina para fechar uma conexão com algum site. Em nosso exemplo, tivemos uma média de 150 ms (ou milissegundos), o que é um tempo bastante alto para uma conexão cabeada mas não para uma rede sem fio. Se em qualquer um dos casos esse tempo começar a passar de 1000 ms, está na hora de ligar para o provedor de internet para reclamar da qualidade do serviço.
Para uma maior segurança, é bom ter a certeza de que tanto a máquina quanto as condições de rede estão boas. Veja se o adaptador de rede do computador está em boas condições, assim como a infraestrutura modem-roteador-cabos. Se sim, salve resultados com o comando Print Screen, acalme-se e prepare-se para travar uma guerra com o seu provedor!
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